As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes no mundo.
Mais de 5% da população mundial tem diabetes e a previsão é que, até 2020, esse número suba para 10%. Seis em cada dez mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, evitáveis quando controlados esses fatores de risco. O estilo de vida é fundamental nesse controle.
Mesmo quando há histórico familiar para alguns fatores de risco, como osteoporose, hipertensão ou diabetes, o estilo de vida pode amenizar ou até mesmo reverter essa carga genética.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTWJipNGFRmDFtEsPJUMsdK0KhRo7mokxhWNywjJnLlJmvz2r-e2oBzfgyhH_QG0QmRuIIKwqSlL5QhrFwFHZqA8wRSUs_-ZR31crY9gtFYLv4t_-S7sFwWC8GXgNjFTKZKeFYX1lBYWA/s320/fatrisco0205not.jpg)
Pressão arterial: o risco de doenças cardiovasculares e pressão arterial é contínuo.
Colesterol: a quantidade total no sangue, principalmente do colesterol ruim, o LDL, tem grande influência no risco cardiovascular.
Circunferência abdominal: circunferência abdominal aumentada é fator de risco elevado para doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.
Circunferência abdominal: circunferência abdominal aumentada é fator de risco elevado para doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.
Triglicerídeos: em excesso podem formar placas de gordura nas paredes das artérias reduzindo seu calibre e aumentando o risco cardiovascular.
Fumo: maior causador de mortes no mundo.
Glicose: acima de 99 mg/dl, aumenta a chance de desenvolver diabetes.
Osteoporose: fator de risco para fraturas, que provocam um terço dos óbitos em pessoas acima de 60 anos
Fonte: Revista Época.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário