19 de julho de 2011

Gripes e resfriados: quando é preciso dar uma pausa nas atividades físicas

Alta dose de exercícios pode afetar o sistema imunológico.
Nutricionista e médica mostram os cuidados que podem evitar problemas indesejáveis




O corredor, do experiente ao iniciante, sabe que a prática muito intensa da atividade física pode afetar o sistema imunológico, o mecanismo de defesa do corpo humano contra microorganismos invasores. Nesse caso, o prejuízo para o esportista pode ser depulo. Isso porque, além da possibilidade de ficar mais suscetível a gripes, resfriados e outras doenças infecciosas, o paciente que não fizer o repouso adequado pode ter sua recuperação retardada. Por isso, é importante saber o momento certo em que deve se dar uma pausa nos treinos, diz a médica e pesquisadora Paola Machado.


- O consenso da Sociedade internacional de Imunologia do Exercício, publicado neste ano, recomenda que o exercício deve ser interrompido se a pessoa apresentar sinais de infecções como febre, mal estar e dores de cabeça. Além disso, nesse caso deve-se procurar um médico e só retornar ao treinamento após alguns dias de recuperação.

Além do descanso adequado, a orientação de um nutricionista pode ser importante para que o corredor evite esses problemas, sendo necessária uma dieta adequada antes, durante e após a atividade física. Para facilitar este trabalho, deve-se aumentar a ingestão de antioxidantes, como frutas e verduras, indica a nutricionista Cristiane Perroni.
- O indicado é consumir muita castanha-do-pará, ingerindo de duas a quatro unidades por dia, assim como uma colher de farinha de linhaça dourada. Elas têm selênio e outros antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. A vitamina C também é um antioxidante, e alimentos como laranja, limão, brócolis contribuem para a melhora do sistema imunológico.
Esta baixa imunológica, no entanto, acontece geralmente em treinos de longa duração. De acordo com Paola, os exercícios com duração superior a 90 minutos costumam ser os mais prejudiciais.


- Estudos mostram que exercícios moderados melhoram a atividade do nosso sistema de defesa. Já exercícios intensos, de longa duração e alta intensidade, podem ser prejudiciais para o sistema imune, pois durante uma maratona, por exemplo, há liberação de hormônios que pioram a imunidade - explica.


Fonte Portal da Educação Física


Treine na intensidade adequada ao seu organismo com os frequencimetros beurer, testado e aprovado pelos melhores profissionais do Brasil
Solicite Informações no email tred_sports@hotmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs