A reportagem mostrou a importância de dormir e os efeitos a curto e longo prazo de uma ou de várias noites mal dormidas.
Muito antes nós da Tred Sports fazemos essa relação entre Sono e Saúde e mais, Sono e Exercício.
Somos especialistas em treinamento e por esse motivo temos que investigar por qual motivo nosso cliente engorda.
O sono é SIM um dos fatores para que isso ocorra!
EU PERGUNTO PARA VOCÊS
Você dorme bem? E o que é dormir bem?
1... Você tem insônia? Se a resposta for positiva ... você tem um problema!
2... Você sonha? Se a resposta for negativa ... você também tem um problema!
3... Colorido ou preto e branco? ... Aqui posso verificar em qual intensidade o seu corpo entra estado de sono profundo
Essas perguntinhas são as chaves para descobrir uma das possibilidades que você está engordando.
Vou tentar explicar como isso acontece!
Nosso corpo é regidos por hormônios e esses hormônios estão presentes para ajudar no seu funcionamento. Todos os dias acordamos naquela correria, Trabalho (chefe, serviço), Casa (organização, contas, etc), Família (Filhos, marido, cachorro e periquito), Transito (o mal do século ... daqui a pouco ninguém anda mais), Aborrecimentos (sempre pensamos ... "porque eu levantei da cama hoje?"), Situações inesperadas (que acontecem com todo mundo).
E para sobrevivermos a essa "LOUCURA" diária o nosso corpo tem que estar preparado e se não estiver, ele dará um jeito de se adaptar ("PENSE SEMPRE ... O CORPO É MUITO INTELIGENTE")
E pela correria do dia a dia as vezes ser muito intensa, isso acaba gerando um certo Stress ao seu organismo deixando ele em estado de alerta*.
Passado o dia, quando chega a noite na hora do sono que é a hora do corpo desligar (para cuidar dele mesmo), ele continua neste estado de "alerta" provocando insônia, ou você pode até dormir, mas é aquele famoso "CAPOTE ... eu não dormi, capotei!" mas mesmo assim não entrará em sono profundo.
Quando há um stress muito intenso, nosso corpo libera um hormônio chamado Cortisol e esse hormônio quando liberado em excesso, provoca essa insônia ou esse sono em alerta*.
E porque isso acontece?
Porque ele está tentando proteger o corpo e assim adaptando as situações impostas a ele.
E quais são os efeitos de uma noite mal Dormida e de um dia Estressante.
Isso pode ser a curto, médio e longo prazo (quanto mais longo for, mais problemas ele causará a sua saúde).
Medicamentos, exercícios de alta intensidade, stress, fazem com o que o seu cérebro se sinta ameaçado e toda vez que ele sentir-se assim, ele pedirá por COMIDA, por doce ... ele manda com que o cortisol busque glicose para ele. (Glicose é a moeda que o corpo utiliza para gerar energia, que pode vir dos alimentos (carboidratos, doce ou salgado) e também pode ser liberado pela massa muscular, isso acontece quando o corpo não tem comida disponível para ser utilizada naquele momento, então nesta hora ele manda buscar em algum lugar do corpo ... o primeiro lugar é do fígado (mas tem pouco quantidade de glicose), então em seguida ele manda a informação para que o cortisol leve energia para ele, e ele pega da massa muscular, isso mesmo pois seu músculo é rico em energia e se isso acontecer constantemente, você engorda!
Você pode estar pensando: Ahh mas tenho muita gordura para gerar energia, sinto informar, o seu corpo não aprendeu a gerar energia vinda da gordura, mas do músculo e se você não ensiná-lo, ele continuará poupando as suas células de gordura e criando cada vez mais outras novas células. E ai engordamos fácil, fácil.
E não é coincidência. Em São Paulo, uma das maiores pesquisas já feitas no mundo sobre sono e saúde acaba de comprovar que dormir mal faz toda a diferença na balança. Ao todo, 77% dos moradores da maior cidade do país reclamam de noites mal dormidas. E os pesquisadores descobriram que eles estão muito acima do peso.Fonte: Site globo reporter
“A população de São Paulo é obesa. Foi uma coisa que nos surpreendeu: 60% da população de São Paulo está acima do peso. E quando você engorda, você não engorda só para fora. Você engorda para dentro também. O que fecha o nosso canal respiratório e fica mais fácil produzir apneia”, explica Sérgio Tufik, diretor do Instituto do Sono.
E você deve estar se perguntando: "E o que tem haver o sonho?"
Quando esse cortisol não é liberado, entramos em sono profundo ... e por sua vez o hormônio liberado é o GH (responsável da construção e crescimento orgânico e muscular) é ele que faz a função de "empregada doméstica" ... Arrumar a casa!
E um dos sinais de que ele está funcionando bem é o sonho ... quanto mais colorido e tranquilo for, MELHOR. Se for preto e branco é sinal que ele está presente mais não em muita quantidade e se não sonha ... humm ai sim temos um problemão!
E o que fazer para sonhar?
Exercícios físicos ... isso, exercício sim ... mas não adianta ser qualquer exercício, o ideal são exercícios aeróbios de baixa a moderada intensidade e quantificada individualmente ... pois cada pessoa tem a sua frequência cardíaca de treino ideal e o tempo ideal para potencializar a ação de todos os hormônios
Não esqueça NUNCA ... Não somos iguais a NINGUÉM, por isso nosso treino tem que ser especifico para que ele dê resultado.
*preparado para qualquer situação de emergência.
Tred Sports
Nenhum comentário:
Postar um comentário