10 de fevereiro de 2011

A importância dos exames antes do início do programa de condicionamento físico

A anamnese permanece como a fonte mais rica de informação, devendo ser completa e detalhada, com ênfase para o histórico familiar e sintomas sugestivos de doença cardiovascular, principalmente, quando desencadeados pelo esforço. Antecedente familiar de cardiopatia congênita, morte súbita de parentes (homens com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos), além de antecedentes pessoais de hipertensão arterial, diabetes e insuficiência coronariana devem ser questionados. Indivíduos que apresentam sintomas de dispnéia, precordialgia, palpitações, tonturas ou síncope que são desencadeados pelo exercício, devem ser submetidos à investigação mais detalhada.
O exame físico deve ser realizado após a história clínica, observando-se hidratação e palidez das mucosas, medidas antropométricas, medida da pressão arterial, palpação dos pulsos periféricos e ausculta cardíaca. Algumas condições como sopros cardíacos, terceira ou quarta bulhas e estalidos podem estar relacionadas com cardiopatias e implicam avaliação mais aprofundada, no sentido de confirmar ou afastar a suspeita de cardiopatia estrutural.
A medida correta da pressão arterial também se mostra fundamental, podendo inclusive orientar o diagnóstico de um quadro de hipertensão arterial não suspeitado.
O eletrocardiograma de repouso é um exame de triagem que oferece condições de diagnosticar algumas doenças cardíacas assintomáticas, que podem resultar em risco durante o exercício.
O teste de esforço trata-se de um método que permite analisar as respostas clínicas, eletrocardiográficas e hemodinâmicas ao esforço: importante - entre outros aspectos - para a detecção e quantificação de arritmias, resposta hipertensiva e isquemia miocárdica induzidas pelo esforço.
Através destas medidas, o profissional da área da saúde garante que a probabilidade de intercorrências durante os exercícios físicos serão minimizados.
Fonte: Fitness Brasil

Uma boa avaliação física e funcional é que determina o tipo de treino que você pode fazer!
Por isso treine com segurança e com profissional qualificado, mantendo assim elevado a qualidade do seu treinamento!
Agende a sua avaliação conosco e saiba qual o treinamento ideal para você!

Tred Sports!

2 comentários:

Anna disse...

é bem importante mesmo, eu qdo fiz academia uma vez na vida kkkk foi feita essas perguntas , respondi a um questionário e tals, me mediram e pesaram, mas que achei falho foi não terem perguntado por atestado médico.... se um dia eu retornar a academia irei fazer exames médicos antes pra ter certeza q está td bem

Gih disse...

Olá!
Boa tarde!
Gente nunca fiz nenhum tipo de exame para caminhar. Que vergonha!rsrs
Parabéns pelo post!
Sucesso!
Giza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs