3 de novembro de 2011

Diuréticos são usados erroneamente para emagrecer.

                           Uma post feito pelo site ratodeacademia.com

muito interessante!!

O caso envolvendo o cantor Luciano, irmão de Zezé di Camargo, trouxe muitas dúvidas sobre a importância do potássio.

diureticosA última semana foi tumultuada para a família Camargo. Luciano anunciou o fim da dupla em um show e no outro dia foi internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, com uma queda no nível de potássio no sangue que resultou em um quadro de arritmia cardíaca, provocado pelo uso de diuréticos.

O estado de saúde do cantor, que teve alta no domingo (30/10/11), trouxe muitas dúvidas sobre a importância do potássio no organismo humano e que efeitos a falta dele pode trazer. De acordo com o coordenador de emergência do Hospital Metropolitano, o clínico geral Eduardo Luchi, alguns diuréticos podem fazer o nível de potássio no sangue diminuir ou aumentar.

“Os diuréticos são usados erroneamente para emagrecer. Eles fazem a pessoa urinar muito independentemente da quantidade de líquido que ela ingerir. Junto com esse líquido sai o potássio. Aí vem o perigo da desidratação. Mas, o principal problema com a queda de potássio, é a arritmia cardíaca grave, que pode levar à morte”, afirma.

farmacia Diuréticos são usados erroneamente para emagrecer.

Segundo o médico, a arritmia faz a frequência cardíaca aumentar ou diminuir além do normal. “Pode ser que não cause muita alteração, mas pode causar uma arritmia que faz praticamente o coração parar de bater”, destaca Luchi.

O clínico diz que não é comum as pessoas saudáveis apresentarem este quadro. É mais frequente nos casos de pacientes que precisam de diurético para tratamento de insuficiência cardíaca ou de doença renal.

Saiba mais sobre o potássio

O que é?

O potássio é um elemento com carga positiva. A principal função dele é ajudar o músculo a contrair. “O potássio sai e entra da célula. Por isso, que, quando se tem uma queda de potássio, um sintoma comum é a câimbra. Como músculo que é, o coração também precisa do potássio para que continue batendo”, explica Luchi.

Alimentos ricos em potássio

- Banana
- Abacate
- Chocolate

Sintomas da falta do mineral

- Câimbra
- Fraqueza muscular
- Palpitações e, em casos mais graves, a pessoa pode sentir dor no peito

Sinais de alerta

Ter câimbras após um esforço muscular importante é algo normal que, com a sua alimentação comum, será reposta a necessidade. Já quando a pessoa usa um diurético e tem perdas líquidas importantes (vômito e diarreia), com os sintomas acima, é indicado buscar auxílio médico.

Tratamento

O tratamento é feito com a reposição venosa do potássio. É importante tratar a causa da falta do mineral e suspender, se for o caso, o uso de diurético.

(Fonte: clínico geral Eduardo Luchi).

TRED SPORTS

INFORMAÇÃO E SAÚDE NA INTERNET!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs