14 de março de 2011

Emagrecimento

Entrevista sobre emagrecimento com  JOSE CARLOS GALLO 


O verão já foi e você não atingiu seus objetivos?
Você já deu a volta ao mundo na esteira, mas ainda não afinou a silhueta. 
Cuidado, você pode estar no caminho errado, envelhecendo sem saber!!! O alerta é do especialista em fisiologia do exercício e personal trainer de celebridades, José Carlos Gallo. Ele cuida das curvas de Xuxa e Luma de Oliveira, além de ministrar cursos de musculação e emagrecimento em todo país. Nesta entrevista, Gallo que esteve, em Brasília, garante: exercícios intensos, como o spinning, em que se atingem freqüências cardíacas muito altas, não valem a pena. O vilão da história é o hormônio do stress: o cortisol. Para o treinador e ex-atleta, de 45 anos, “menos é mais” quando o assunto é atividade física.


JM: O exercício aeróbio envelhece?

GALLO: Sim, se você trabalhar com intensidades altas. Quanto maior a intensidade, maior a liberação de radicais livres que provocam o envelhecimento das células.


JM: Você defende a teoria de que menos exercício é mais eficaz, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas. Como isso pode funcionar?

GALLO: Menos é mais. É por isso que eu falo o tempo todo do cortisol, o hormônio do stress, faz catabolismo protéico ( distroi massa muscular para gerar enrgia para o corpo durante atividade de alta intensidade). A idéia é inibir a produção do cortisol e dos radicais livres e potencializar os outros hormônios que ajudam a construir os músculos.


JM: Então, não adianta ficar uma hora ou mais na esteira?


GALLO: Nada de treinamentos intensos, como o Spinning, por exemplo: Toda vez que você faz exercício acima do normal, ou abaixo, cria-se um problema. O organismo tem que trabalhar sempre equilibrado. Se você trabalha com intensidades altas, liberam radicais livres e estressa o organismo. Para compensar o desgaste, você precisa de substâncias anti-oxidantes. A cota de exercício tem que ser individual
É preciso analisar caso a caso para prescrever. É como um medicamento. A dose varia de uma pessoa para outra.



JM: Qual é, então, a receita ou caminho para quem deseja ou precisa, emagrecer ?

GALLO: Fazer uma avaliação física com um profissional capacitado para determinar intensidades de treinamentos aeróbicos moderados e treinamentos contra resistência para aumentar ou pelo menos recuperar a massa muscular perdida por falta de exercícios físicos ou em decorrência da idade.


JM: O que você acha dos livros e revistas que vendem programas do tipo “entre em forma em oito semanas” para o verão?
GALLO: Esses livros vendem uma ilusão, como revista também vende ilusão. As fotos das meninas lindas têm retoque. E a pessoa olha na banca e diz: ‘eu quero ficar linda’. Você vai comprar ilusão, adotando a dieta A, B ou C. O professor de educação física também vende ilusão. O que a grande maioria vai procurar nas academias? Ficar linda para ir à praia. Por trás de tudo isso, tem uma coisa mais importante: a saúde. Ou seja, os efeitos da atividade física, para evitar doenças. Eu sou contra generalizar. Só acredito em programa individualizado. Nosso corpo produz reações químicas o tempo todo. Por isso, é preciso dosar a composição, para que tudo dê certo. Tudo que generaliza não vai atingir o público. Pode criar problema para um e benefício para outro. Ou, então, não vai acontecer nada.


JM: Você está fazendo uma pesquisa com 98 pessoas obesas que precisam emagrecer. Já chegou a alguma conclusão?

GALLO: Descobri nesta pesquisa que a gente engorda por causa dos picos glicêmicos. Quando você come muito açúcar, libera a insulina direto no sangue. Se você tem insulina acima do normal, você engorda. 
A solução é combinar os alimentos para evitar essa variação glicêmica. Não adianta uma pessoa que tem resistência à insulina fazer qualquer dieta. E isso só se descobre através de exames.
Descobri também, que todas as pessoas que estão obesas tem um perda importante de massa muscular. O músculo é um tecido ativo e que necessita de energia para se manter. Lógico quem perde esse tecido diminui a taxa metabólica basal e o corpo passa a não gastar a energia necessária para emagrecer.



GALLO:  Quanto mais mecanizada e informatizada a vida do ser humano, maior a necessidade de se gastar energia. Se não gasta, vêm as doenças crônico-degenerativas que estão acontecendo. Cada vez mais, é preciso se exercitar. É como se alimentar. Se uma pessoa não pratica atividade, morre mais cedo. 
Da área saúde, a educação física talvez seja a única profissão que previne, cura e retarda o processo deletério do envelhecimento. Por outro lado, quem procura a atividade física não necessariamente está sofrendo É uma área que serve para curar, divertir, melhorar a qualidade de vida, a auto-estima, a saúde e a disposição das pessoas. 

A Tred Sports utiliza essa metodologia, pois é a unica que traz 
resultados rápidos e com segurança !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs