24 de março de 2011

Quem aqui gostaria ou precisaria emagrecer?? O que treinar para atingir meu objetivo? - parte II

Chegou à vez das "mulheres" ou da maioria delas e porque não de alguns homens também.



As perguntas que ouvimos freqüentemente...

Preciso emagrecer, mas qual exercício ideal? 
Musculação ou aeróbio?



Igual ao post anterior, não há uma receita de bolo, já que somos seres únicos, então o que é bom pra um, nem sempre será bom para o outro, mas aqui vão algumas dicas.

- O primeiro passo é procurar um profissional competente;


- Como no post anterior, aqui também é essencial realizar uma boa Avaliação física, temos que tentar descobrir porque engordamos, existem alguns fatores e vamos conhecer um pouco de cada um deles.

Genética - Isso um geneticista explicará muito melhor, mas segundo Rose & Mayer apud Krauser & Mahan (1985), uma criança tem 10% de chance de ficar obesa se os pais têm peso normal, 50% se um dos pais for obeso e 80% se ambos forem obesos... Será que meu excesso de peso vem dai?

Nutricional - Krauser & Mahan (1985), afirmam que, hábitos familiares, bem como os amigos, podem contribuir de forma significativa para a instalação de maus hábitos alimentares... Você está rodeado por que tipo de pessoas? 

Inatividade Física - Segundo Ruiz & Ruiz, O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, sem duvida, os principais fatores da obesidade. Você pratica algum tipo de exercício físico? Qual?

Fatores Endócrinos - Somos regidos por hormônios e são eles que controlam o nosso metabolismo e se houver alguma disfunção em alguma glândula como, por exemplo, o hipotireodismo. 

Hipotalâmico - É o hipotálamo que controla as nossas emoções, como tristezas, irritações, ansiedades e se houver algum problema neste fator hipotalâmico também pode levar ao aumento de peso.
Um exemplo fácil o stress, ele hoje é o principal vilão, pois uma das ações do stress é a liberação desordenada do cortisol, e o que ele faz? Uma das ações dele é o catabolismo protéico (quebra da musculatura para transformar em energia)

Fomos criados para usar a energia mecânica nossos antepassados caçavam, pescavam, para sobreviver, e tudo era braçal, então eles gastavam muita energia, e a alimentação deles tinha pouco carboidrato, muita proteína... Mas isso passou e nós evoluímos e isso por um lado é bom, mas por outro lado é péssimo, com o avanço tecnológico, deixamos de gastar energia mecânica (tudo que deixamos de gastar é guardado em forma de gordura, como mecanismo de defesa), hoje tudo nos foi facilitado, temos carro automático, controle remoto, escada rolante, a maioria dos alimentos são à base de carboidratos simples (que engorda muito mais).

Depois disso tudo paramos para pensar porque eu engordo?


Mas com a modernidade encontramos outro vilão, além de não praticar nenhum tipo de exercício físico, não gastar energia mecânica eu começo a utilizar cada vez mais o (Sistema Nervoso Central) o cérebro, pois nós trabalhamos, estudamos, cuidamos da casa, dos filhos, tem as cobranças em casa, do chefe, e tudo junto com a evolução tecnológica (que hoje não vivemos sem... O que seria do meu blog sem a informática =[ ),  com tudo isso nós gastamos energia, mais a energia que o cérebro gasta, chama-se glicose, ele consome glicose, só que toda vez que ele precisa de glicose ele pede por COMIDA, então vamos há um grande resumo... Quando ficamos irritados, ansiosos, nervosos, depressivos, mais fome sentimos e menos tecido muscular ficamos, pela ação do hormônio cortisol (que quebra a musculatura para mandar glicose pro cérebro).

Você já ouviu falar que o gordinho é gordo porque é guloso? 
Pois é nem sempre isso é verdade, o organismo dele pode estar contribuindo pra que ele sinta fome e assim aumentando de peso.

Tudo isso é complicado né, pois é viu como as coisas não são tão simples assim.

Ahhh porque isso acontece????? Não é justo

Como já falamos acima, somos regidos por hormônios e existe um hormônio que é nosso protetor pra qualquer hora chamado cortisol. 

Fatores que estimulam a produção dele:

         Estresse (será que temos este problema nos dias de hoje, quais os sintomas para detectar?)
         Nutrição
         Imobilização
         Inflamação
         Exercícios muito intenso / alta intensidade (que é aquela que precisa de grande esforço físico, faz o individuo respirar muito mais forte que o normal, e o coração muito mais rápido)
         Doenças

Só que quando ele é liberado em excesso, traz algumas conseqüências e uma delas é engordar e concentrar a gordura na região abdominal (barriga) e por causa do stress tem atingido muitas mulheres também, e é ela que faz mal.



Peço desculpa por me alongar tanto, mas não tinha como mostrar qual o treinamento mais indicado, se eu não explicasse como o corpo funciona, então vamos voltar à pergunta rs.

Musculação - aumenta seu gasto calórico, quanto mais massa muscular mais energia gastamos em repouso.

Aeróbio - Alta intensidade engorda (corrida, sppining, jump, etc.) O ideal para o seu corpo utilizar a gordura como fonte de energia é a intensidade de baixa a moderada, que é aquela que precisa de algum esforço físico, você respira um pouco mais forte e o coração bate um pouco mais alto. E uma das sensações após o treino utilizando gordura é a falta de fome (mas é claro que devemos comer após o treino)

Mas optar por um ou outro treino dependerá da avaliação feita em cada um, pois o exercício agirá como medicamento para o organismo e por isso só pode ser prescrito por profissionais capacitados.

Mande suas perguntas é um prazer responde-las sempre!







 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs