22 de março de 2011

O que treinar para atingir meu objetivo? - parte I

Vira e mexe recebemos essas perguntas, nem sempre formulada dessa forma, mas sempre com o mesmo objetivo.


Pergunta formulada pela maioria dos homens

Como faço para ficar forte?

Bom nem sempre é fácil como parece e nem há uma receita de bolo, mas vamos dar algumas dicas.

- O primeiro passo é procurar um profissional competente;

- Realizar uma boa Avaliação física, onde será detectado qual o seu % de gordura, a sua carência muscular, como está funcionando seus hormônios, enfim como está seu organismo;
Se após a avaliação o treino mais indicado para você for a Musculação é hora de começar a preparação do treino, mas se for detectado alto índice de stress, alguma patologia (colesterol alto, hipertensão, etc.) então será necessário cuidar disso antes do treino de força, pois a musculação poderá agravar a sua condição atual.

Preparação do Treino

- Realizar um teste de força, onde será detectado o 100% da sua força máxima, já que o treino de hipertrofia deverá ser realizado a 70% da sua força máxima. 
- Realizar um teste Aeróbio se necessário.
- Montar a sua periodização, com cargas e repetições de acordo com seu objetivo.

Para que periodizar?


O corpo se adaptada rapidamente a um estimulo tanto de força quanto o aeróbio (o tempo de novos estímulos podem variar dependendo do treino e da intensidade anterior), por isso temos que dar estímulos novos para que ele reaja da melhor maneira e que tenha um progresso continuo, que neste caso seria "aumentar o tamanho do músculo", então não vai adiantar muito se você permanecer com o mesmo treino por três meses por exemplo, o corpo já se acostumou e faz tempo. 
Mas também não é qualquer estimulo por exemplo, vou à academia e hoje faço "X" repetições e amanhã faço "Y" isso pode ser muito prejudicial se não for controlado adequadamente, muitas lesões podem acontecer,  é necessário um profissional que conheça e faça este tipo de trabalho.

Hora de treinar
Não adianta ficarem duas horas na academia treinando, você pode aumentar os músculos, mas o gasto calórico é muito alto (por causa do tempo dedicado ao exercício) e por isso no final o resultado pode não ser o esperado.  

Fatores de Construção Muscular

Alimentação
Comer bem é essencial, temos que pensar que precisamos de material para construir nosso músculo. Então ir treinar bem alimentado e após o treino dar a recompensa (alimento) ideal a sua musculatura.
 
Sono
O descanso também é necessário, pois é ai que os seus hormônios, poderão agir em beneficio do seu objetivo.



Essas são apenas algumas dicas, que obviamente vale tanto para homens, quanto para mulheres.

Mande a sua pergunta e Bom treino!

Nosso próximo post será sobre emagrecimento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs