2 de maio de 2011

Estilo de vida pode amenizar ou até mesmo reverter carga genética ligadas a fatores e riscos de doenças.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes no mundo. 

Mais de 5% da população mundial tem diabetes e a previsão é que, até 2020, esse número suba para 10%. Seis em cada dez mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, evitáveis quando controlados esses fatores de risco. O estilo de vida é fundamental nesse controle.

Mesmo quando há histórico familiar para alguns fatores de risco, como osteoporose, hipertensão ou diabetes, o estilo de vida pode amenizar ou até mesmo reverter essa carga genética.

Está comprovado que associar atividade física regular a uma alimentação equilibrada provoca a redução expressiva da circunferência abdominal, regula os níveis de glicose, previne e retarda o aparecimento de diabetes, reduz os triglicérides e a pressão arterial, aumenta o colesterol bom e melhora o bem-estar emocional, a autoestima, a depressão e a socialização. Identifique os fatores de risco e prepare-se para evitar que eles virem problemas crônicos adotando uma vida mais saudável.

Pressão arterial: o risco de doenças cardiovasculares e pressão arterial é contínuo.

Colesterol: a quantidade total no sangue, principalmente do colesterol ruim, o LDL, tem grande influência no risco cardiovascular.

Circunferência abdominal: circunferência abdominal aumentada é fator de risco elevado para doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.

Triglicerídeos: em excesso podem formar placas de gordura nas paredes das artérias reduzindo seu calibre e aumentando o risco cardiovascular.

Fumo: maior causador de mortes no mundo.

Glicose: acima de 99 mg/dl, aumenta a chance de desenvolver diabetes.

Osteoporose: fator de risco para fraturas, que provocam um terço dos óbitos em pessoas acima de 60 anos
Fonte: Revista Época.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs