27 de abril de 2011

Será que você é como você se vê?

Uma reportagem interessante do Espaço Aberto Saúde fala sobre a Dismorfia Corporal 


Dismorfia corporal leva muitas pessoas a se submeterem a cirurgias desnecessárias.



Mas o que é Dismorfia Corporal???
É caracterizada por uma insatisfação com a imagem corporal. Por não corresponder aos padrões de beleza impostos muitas pessoas desenvolvem esse transtorno. Estar um pouco acima do peso, ter pernas mais grossas e contornos mais volumosos acabam gerando "complexos exagerados" induzindo a pessoa a seguir a "ditadura da beleza" sacrificando sua própria saúde. Quem apresenta esse transtorno transforma uma simples característica, como uma pintura, em um "defeito imaginário" e imaginável. 

A dismorfia é uma doença séria e quando está em seu estágio crônico tem como principais sintomas o mau humor, insatisfação constante, dificuldade em desempenhar tarefas, dificuldade de relacionamento, falta de iniciativa, prejuízo na capacidade criativa, inibição, timidez entre outras sensações que fazem com que a pessoa se isole cada vez mais e permaneça em um estágio melancólico. Em último grau, a dismorfia pode levar ao suicídio ou psicose.
 O transtorno dismórfico pode ser identificado e tratado logo em seu início e a família tem papel fundamental. Ao perceber que a pessoa está apática, melancólica e comentando muito sobre a insatisfação com suas características físicas, os familiares e amigos devem imediatamente começar a desviar esse tipo de comentário, e o ideal que é apontar os aspectos positivos dessa pessoa, como a capacidade intelectual, habilidades, o afeto, e seus atrativos físicos que realmente existem. O importante é mostrar que somos um todo e não apenas uma forma física que só atrai se for perfeita.



Aqui vai um teste olhe para a figura abaixo e veja onde você se encaixa? 
E pergunte para outra pessoa se ela concorda com você!


As vezes queremos chegar em um padrão que só nós enxergamos e por isso exageramos nos exercícios, nas dietas e nas cirurgias.

TRED SPORTS
Informação e Saúde!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs