3 de março de 2010

O QUE DEVO CONSUMIR ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO


Essa é a pergunta que as pessoas mais fazem aos professores de educação física, aos nutricionistas. Bom vou tentar sanar um pouquinho essa duvida. OK!

Já vou responder a sua questão... DEPENDE!

DEPENDE? Do que?

Essa é a questão ... do seu objetivo!

QUAL É O SEU OBJETIVO COM O EXERCICIO FÍSICO?

Continuar queimando gordura ou aumentar a massa muscular?

Um exercício é bem diferente do outro e nada mais obvio que a alimentação também seja, não estou querendo dizer que uma coisa não ajude a outra não é isso, entenda bem o corpo não consegue absorver 2 informações completamente opostas num mesmo dia.

Por Exemplo eu vou realizar um treino para aumentar a minha massa muscular ou seja hipertrofiar, o que devo consumir?

ANTES - Como o objetivo é ter grande reserva de glicose (combustivel/energia) para ser utilizado durante o treino, a estratégia é consumir refeições ricas em carboidratos.

DURANTE - Para manter essa reserva pode-se optar em utilizar aquelas soluções contendo carboidratos (gel, liquido), mas o consumo neste momento não deve ser superior a 10% pois pode ocorrer um desvio no fluxo circulatório para o estomago assim prejudicando o seu desempenho, e também o sistema digestivo, causando aquele desconforto.

APÓS - A musculatura após um exercicio de Hipertrofia está mais sensivel a glicose ou seja ela não precisa da ajudar de nenhum hormonio (insulina) para absorver aquele alimento ... dessa forma todo alimento consumido é diretamente absorvido pelo musculo e não acumula em forma de gordura.Além de favorecer a recuperação muscular com a ajuda dos alimentos ricos em proteinas.
Olha o melhor ... Essa absorção após este tipo de treinamento pode-se estender por até 4 horas após os exercicios segundo LANCHAR JR etal 1994. Isso é muito bom não é?

OK Aprendi sobre Hipertrofia e agora o que devo consumir e continuar queimando gordura?

No dia do seu treino aerobio com o objetivo de queimar a gordura não é? Essa "queima de gordura" nada mais é que utilizar a gordura para gerar energia e não mais o musculo e nem a comida, voce deve a seguinte escolha...

Prestar atenção nos tipos de carboidratos que você vai comer durante todo o dia.

Os carboidratos são divididos por Indices Glicemicos IG (escala numérica que indica a rapidez e intensidade com que um alimento contendo carboidratos aumenta os níveis de açúcar no sangue.), por exemplo.

Caboidratos de IG Alto

- Os níveis de açúcar no sangue aumentam de forma rápida e intensa, ocasionando uma maior liberação de insulina pelo pâncreas; O consumo constante desses alimentos,resulta em constante elevação dos níveis de insulina; A elevação dos níveis de insulina também impede a quebra das gorduras, de forma que a utilização da gordura da dieta como fonte alternativa de combustível fica inviabilizada.

Insulina em excesso = Fome

O resultado é que o indivíduo terá fome constantemente a qual tenta saciar comendo cada vez mais açúcares, continuando um ciclo vicioso que leva a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 (Interessante não é?)


Carboidratos de IG moderado e Baixo - Quando optamos por alimentos com baixo índice glicêmico refeições de baixa carga glicêmica não ocorrem estas mudanças hormonais desfavoráveis pois são digeridas mais lentamente, os nutrientes são liberados gradualmente, os níveis de açúcar permanecem estáveis e a insulina eleva-se minimamente. O fígado continua a fazer e liberar glicose, de forma que o cérebro tem sua fonte de energia continuada,e a fome retorna lentamente. E assim utilizamos a gordura como fonte de energia (mais isso depende da intensidade do seu exercicio Ok!)


Será que conseguiram aprender um pouco mais?

Se a duvida continuar ... mande sua pergunta pra gente

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analitcs