27 de abril de 2011

Será que você é como você se vê?

Uma reportagem interessante do Espaço Aberto Saúde fala sobre a Dismorfia Corporal 


Dismorfia corporal leva muitas pessoas a se submeterem a cirurgias desnecessárias.



Mas o que é Dismorfia Corporal???
É caracterizada por uma insatisfação com a imagem corporal. Por não corresponder aos padrões de beleza impostos muitas pessoas desenvolvem esse transtorno. Estar um pouco acima do peso, ter pernas mais grossas e contornos mais volumosos acabam gerando "complexos exagerados" induzindo a pessoa a seguir a "ditadura da beleza" sacrificando sua própria saúde. Quem apresenta esse transtorno transforma uma simples característica, como uma pintura, em um "defeito imaginário" e imaginável. 

A dismorfia é uma doença séria e quando está em seu estágio crônico tem como principais sintomas o mau humor, insatisfação constante, dificuldade em desempenhar tarefas, dificuldade de relacionamento, falta de iniciativa, prejuízo na capacidade criativa, inibição, timidez entre outras sensações que fazem com que a pessoa se isole cada vez mais e permaneça em um estágio melancólico. Em último grau, a dismorfia pode levar ao suicídio ou psicose.
 O transtorno dismórfico pode ser identificado e tratado logo em seu início e a família tem papel fundamental. Ao perceber que a pessoa está apática, melancólica e comentando muito sobre a insatisfação com suas características físicas, os familiares e amigos devem imediatamente começar a desviar esse tipo de comentário, e o ideal que é apontar os aspectos positivos dessa pessoa, como a capacidade intelectual, habilidades, o afeto, e seus atrativos físicos que realmente existem. O importante é mostrar que somos um todo e não apenas uma forma física que só atrai se for perfeita.



Aqui vai um teste olhe para a figura abaixo e veja onde você se encaixa? 
E pergunte para outra pessoa se ela concorda com você!


As vezes queremos chegar em um padrão que só nós enxergamos e por isso exageramos nos exercícios, nas dietas e nas cirurgias.

TRED SPORTS
Informação e Saúde!

Mulher, Tpm e Exercicio

Que mulher ja não ficou com pelo menos um desses diversos sintomas da TPM e outras que já não tiveram vários deles...


Existem pelo menos 4 tipos de TPM, vamos ver em qual você se encaixa?



Tipo A (Ansiedade)

· Sintomas
Ansiosa, Agressiva,Apressada, Agitada, oscilações no humor e irritabilidade.


Tipo C (Compulsão por comida)

· Sintomas

Muita vontade de comer doce (principalmente chocolate), palpitações, cansaço e tontura.

Tipo D (Depressiva)

· Sintomas
É o tipo em que prevalece o estado depressivo (nos 15 dias que antecedem a menstruação), com insônia e crises de choro.


Tipo H (Hidrico)

· Sintomas

Retenção de líquidos, inchaço e seios extremamente doloridos, dor de cabeça, cor muscular.


***Mas como não somos tão simples assim rsrsrs esses sintomas 
podem vir tudo misturado.***
O que pode ajudar nesse controle da TPM
- Alimentação (Aqui vão algumas dicas da Revista MdeMulher)

Tipo A

· Coma/beba

Alimentos ricos em vitamina B6 - pães integrais, atum, soja, lentilha, banana, batata e feijão - ajudam o corpo a produzir serotonina, o hormônio do bem-estar.

· Evite
Álcool, café, chocolate, laticíniose e refrigerantes à base de cola.

Tipo C

· Coma/beba

Opte pela dupla proteína e carboidrato complexo, como pão integral com peito de peru. Ou coma frutas secas com castanhas, que desaceleram a absorção de açúcar.


· Evite

Açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces.
Tipo D
· Coma/beba
A cafeína pode levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas antes de menstruar. Uma única xícara de café já proporciona o efeito animador.

· Evite
Álcool e laticínios.

Tipo H

· Coma/beba

Frutas, folhas e legumes diuréticos, como melão, agrião, abacaxi, pepino, melancia, salsinha e alcachofra. Água de coco e chá de ervas também são ótimas pedidas.


· Evite

Laticínios e sal.

- Exercicios adequados 
São fundamentais para cada característica feminina e para cada fase do ciclo menstrual como mostra o post sobre Aliados da TPM do dia 13/04, CONFIRA!

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, qual o sintoma que normalmente você tem?

25 de abril de 2011

Se não quiser adoecer...

A Segunda feira é ótimo pra RECOMEÇAR!

Então vai um texto excelente para isso... Recomece de dentro para fora!

Se não quiser adoecer – “Tome decisão”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer – “Aceite-se”
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos. Imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer – “Confie”
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e na Vida.

Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde  e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”.

Alegria é saúde e terapia !
Autor: Drauzio Varella

19 de abril de 2011

Balança x Páscoa

Nutricionistas ensinam como comer chocolate sem brigar com a balança na Páscoa


 A Páscoa não precisa ser motivo de desespero para as mulheres que, em dieta ou na busca para manter a boa forma, são presenteadas com um ovo de chocolate. Dá para desembrulhar e aproveitar o presente, acredite. Só não vale comer de uma vez na ilusão de "melhor é acabar logo com isso", alerta a nutricionista Bruna Vasconcelos, do Saison Spa, do Rio. No domingo de Páscoa, ao se deparar com vários chocolates, a dica é escolher um almoço leve, com uma carne magra, vegetais (alface, rúcula, brócolis, couve-flor e tomate), sem carboidrato ou gordura.
 - O chocolate pode entrar como sobremesa e lanche da tarde, mas deve ser respeitada a porção de 20 gramas. À medida que a pessoa controla a vontade, consegue se reeducar - orienta Bruna Vasconcelos, que sugere a guloseima só durante o dia, já que à noite o gasto calórico é menor.
Já a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat recomenda o chocolate amargo, que tem de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e 250mg a 450mg de antioxidantes. As versões diet não têm açúcar mas compensam em gordura e não são uma opção para quem quer perder peso.
- Nessas versões o açúcar é substituído por gordura, aumentando seu valor calórico - alerta Patricia.
Aos 24 anos e com 58 quilos bem distribuídos em 1m65, Sabrina Soares, eleita a Garota Fitness Brasil 2011, come chocolate nos fins de semana mas se descontrola na Páscoa, quando devora um ovo de uma só vez.
- Como tudo e depois vou atrás do prejuízo. Sou louca por chocolate - revela, depois de devorar metade de um ovo (200g) de Páscoa Napolitano, da Cacau Show.
Para quem exagera na dose, a nutricionista Noadia Lobão dá a dica para a semana seguinte: comer frutas ricas em fibras e beber bastante água para hidratar o corpo. E dar preferência a carne branca, legumes, saladas e carboidratos integrais.
E vai uma dica Tred Sports
Mantenha o treinamento regular pois o exercício é um excelente aliado para as nossas compulsões gastronômicas, principalmente nesta semana,  já que ela é bem calórica.
Boa Páscoa

TRED SAUDE: DIABETES - O inimigo mais que silencioso

TRED SAUDE: DIABETES - O inimigo mais que silencioso:

Mais de 10 milhões de brasileiros são portadores de diabetes.
Sem controle, o diabetes pode virar uma doença muito grave, mas dá para evitar as complicações. É preciso cortar o açúcar da vida e comer menos carboidratos: pão, macarrão, batata, arroz e pizza. Além desses cuidados, é preciso fazer exercícios, dizer adeus à vida sedentária. Atividade física é absolutamente fundamental.

Confira nossa postagem do Blog Tred Saúde

16 de abril de 2011

Mulher morre após praticar exercícios em academia de Itapevi


Ela sofria de hipertensão e deu entrada no hospital com parada cardiorespiratória

Uma mulher teve uma parada cardiorrespiratória enquanto praticava exercícios em uma academia e morreu, na manhã desta sexta-feira (15), em Itapevi. 


De acordo com Marcelo Ribeiro, dono da academia Explosão, a aluna Maria Edite Ribeiro da Silva, de 42 anos, treinava há mais de dois anos e meio no estabelecimento e nunca apresentou qualquer tipo de problema de saúde.
 

Na manhã desta sexta-feira (15), ela chegou no estabelecimento e foi fazer uma aula de jump (saltos em cama elástica). Ela começou a passar mal durante os exercícios e foi levada ao hospital por funcionários da academia.

 Maria deu entrada na unidade de saúde, por volta das 8h, com parada cardiorrespiratória. Foi feita reanimação cardiopulmonar, mas ela não respondeu aos estímulos.

 O dono da academia relatou que todos os atestados médicos solicitados pela academia para a realização da matrícula indicavam que a mulher poderia participar normalmente de qualquer 
aula. Mas Ribeiro informou que, após o incidente, os parentes informaram que ela tinha problemas de hipertensão.

 O caso foi registrado na delegacia de Itapevi e o corpo da vítima passou por um exame no IML para descobrir a causa da morte. 
Fonte: Do R7, com Agência Record  
Publicidade

Olá queridos Alunos, Professores, Blogueiros

Essa notícia é muito triste, porém muito importante para pensarmos que a atividade física é tão séria quanto um tratamento médico, por isso enfatizamos a importância da avaliação física periódica e a cada sessão de treino que o aluno vai executar, essa pequena atitude poderia ter salvo a vida dessa aluna (claro fatalidades acontecem, mas a prevenção e cautela é tudo.
    Por isso insistimos em aferir a pressão arterial e frequência de repouso antes e após o treinamento, pois lidamos com seres humanos e não máquinas que se "queimar" é só substituir por outra...muito diferente do nosso caso, do nosso trabalho.

Reflexão para todos os profissionais da área e atenção de todos os alunos...

Professora Erika Graciolli
Tred Sports

13 de abril de 2011

Aliados da TPM





Qual mulher nos dias da famosa TPM não sente a vontade de devorar tudo o que vê pela frente???
Pois isso é fisiológico, e é apenas 1 dos diversos sintomas que podemos manifestar... :S
Mas podemos controlar e ou diminuir essa sensação.


Primeiro Aliado
Treinamento Correto: Os exercicios quando customizados para o publico feminino, devem respeitar o ciclo menstrual.
O exemplo abaixo é o controle que fazemos dos execicios e suas intensidades de acordo com cada dia do ciclo.


Como o ciclo também varia de mulher para mulher, então essa tabela tem que ser individual, pois o ciclo pode ser desde 21 dias até 36 dias, então como somos seres unicos, o treinamento deve respeitar essa peculiaridade.
Só assim podemos diminuir sintomas como retenção hídrica, ansiedade, compulsão por comida (especialmente doce).  


Segundo aliado
Carb Block: É um auxiliar que pode ser ingerido na época da famosa TPM
Ele da a sensação de saciedade
Você ingere alguns minutos antes daqueles ataques a geladeira ou a dispensa e essa compulsão diminui muito e além de tudo, é um grande aliado no processo de emagrecimento.


Quer saber um pouco mais sobre este produto clique aqui


Terceiro aliado
Absorventes Anion
É um absorvente que tem a tecnologia e os beneficios dos Ânions*

*ÂNION - SÃO ÁTOMOS ENCONTRADOS NA NATUREZA, RESULTADOS DE REAÇÕES ONDE ESSES ÁTOMOS SE TORNAM NEGATIVOS AO GANHAREM ELÉTRONS EM SUA ORBITAL, TORNANDO-SE IONS NEGATIVOS. E SÃO ESSE IONS OS RESPONSÁVEIS PELO EQUILÍBRIO DO METABOLISMO DE NOSSO CORPO PROPORCIONANDO MAIS ENERGIA E PROTEÇÃO.


Quer mais detalhe sobre este produto clique aqui


Tudo que for para o bem de todos os alunos, postaremos neste Blog.
Você tem alguma sugestão de postagem, ou gostaria de saber sobre alguma coisa, deixe a sua pergunta, que a Tred Sports responde, se não soubermos vamos atrás de quem sabe!
Tred Saúde e Informação sempre!

12 de abril de 2011

Nossa trilha sonora de treinamento!

Sugestões de musicas que recebemos até o momento


Hold it against me (Britney)- Patricia Leite
Sun Is Coming Out - Sandra Santos
I dont Know what to do - Sandra Santos
You're All I Have (Snow Patrol) - Tatiane
Shine On - Tatiane
Forever - Tatiane
Sandstorm (Darude) - Diogo
Born to be Alive (Benny Benassi) Diogo
Dirty Bit (Black Eye Peas) Diogo
Eye of the Tiger (Eminem) Diogo
B.Y.O.B. (System Of A Down) - Marilia Gabriela
Loca (Shakira) - Karina


Vale musica para aquecimento, alongamento também, e claro para a parte principal do treinamento.



Faça parte da nossa lista e envie a sua sugestão, montaremos uma seqüencia para um bom treinamento.



11 de abril de 2011

Qual a sua trilha sonora enquanto treina?

Ouvir música durante uma atividade física é, comprovadamente, um grande incentivo e fator motivante para aqueles que querem malhar.
Quem já não teve vontade de dançar, pular ou mesmo chorar ao ouvir uma música?

A música estimula os nossos sentimentos e ações. Assim, um som pode ser um poderoso aliado na malhação, pois determina a cadência dos movimentos, aumentando o desempenho durante os exercícios.

Médicos da Universidade Glasgow, na Escócia, notaram que a disposição para caminhadas cresce 30% quando as pessoas utilizam músicas.

Já um médico de Tóquio, o Dr. Norio Owaki, que estudou durante 10 anos certos tipos de pautas sonoras, descobriu que a música altera a atividade das ondas cerebrais. Uma música pode fazer você se esforçar mais ou menos, dependendo do ritmo e se é ou não do seu gosto musical.

Se, ao invés de acelerar, você deseja relaxar os músculos eliminando tensões após os exercícios, a música também poderá ajudá-la. Ela faz com que o ritmo da respiração diminua e as ondas cerebrais e a atividade muscular entrem em sincronia, promovendo relaxamento e um grande bem-estar.

Ouvir música durante a prática de atividade física é muito estimulante, além de contribuir para a melhora do ritmo e até da performance na atividade.


Mas, atenção! 



  • Evite caminhar ou correr na rua (onde há trânsito), ouvindo música, para evitar acidentes;



  • Na hora de escolher as músicas, leve em conta o seu gosto pessoal. Mas, como sugestão, prefira musicas eletrizantes (como por exemplo, CDs de step, aeróbica etc.). Já no aquecimento com os alongamentos iniciais e procure manter o ritmo durante toda a atividade. No final, coloque músicas calmas e relaxantes (de sua preferência) juntamente com os alongamentos finais.



  • Fonte: Cyberdiet.terra


    Vamos montar a nossa trilha sonora???
    Envie sugestões de musicas para montarmos uma seqüencia mais organizada e 
    útil para o seu treinamento.

    Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

     
    De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo
     O total de mortes devido ao uso do tabaco matou 4,9 milhões de pessoas, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. 



    Se você fuma, faça um favor para sua saúde e largue esse vício.

    7 de abril de 2011

    11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

     Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:


     1. Melhora a circulação
     
     Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. 

     Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.


     2. Deixa o pulmão mais eficiente
     
     O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
    "A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

     3. Combate a osteoporose

     O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

     "Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.


     4. Afasta a depressão

     Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

     Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.


     5. Aumenta a sensação de bem-estar

     Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

     Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.


     6. Deixa o cérebro mais saudável

    Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.

    Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.


    7. Diminui a sonolência

    A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

    "Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.


    8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

    Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.

    E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

    A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.


    9. Controla a vontade de comer

    Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

    Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

    "Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia. 


    10. Protege contra derrames e infartos

    Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

    A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.


    11. Diabetes

    A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

    Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

    "Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp

    Fonte:Site Minha Vida 6/4/2011

    Por isso a caminhada (na intensidade baixa / moderada) tem diversos benefícios, mas lembre-se você será mais beneficiado com seu treinamento se realizá-lo com um profissional capacitado. Pois ele avaliará seu estado físico/orgânico e com isso calculará a intensidade ideal para que você atinja seus benefícios de maneira segura e adequada.
    Tred Sports

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Analitcs